domingo, 14 de julho de 2013


O poder dos perfumes....

 " O melhor perfume é aquele que se esconde na descida do pescoço de quem a gente ama. "
                                                                                                                         Sintia Lira
 
 
Tudo bem que pessoas bonitas chamam a atenção, mas pessoas cheirosas também. Quem nunca se deparou perseguindo um cheiro mesmo que de um desconhecido(a), nas ruas ou no ambiente de trabalho.
Os perfumes têm sido parte da vida civilizada há vários séculos, tanto para homens como para mulheres. Todos nós temos preferências por determinados aromas , os quais podem nos mudar o humor ou suscitar emoções.
Provavelmente o mais primitivo dos nossos sentidos, o olfato tem a capacidade de nos recordar experiências passadas. As mensagens olfativas são enviadas para áreas do cérebro associadas á emoção, á criatividade e a memória.
A origem do aroma é concreta e material, mas o fascínio que provoca tem origens em fatores imateriais e abstratos.
Um mesmo perfume produz efeitos sensoriais diferenciados em cada pessoa. Como acontece com a música, ele chega ao ser humano pelos canais físicos e materiais dos sentidos, mas seu processamento no interior tem muito a ver com as conotações transcendentais da imaginação que a materialidade não alcança.
 
"...as pessoas podiam fechar os olhos diante da grandeza, do assustador, da beleza, e podiam tapar os ouvidos diante da melodia ou de palavras sedutoras. Mas não podiam escapar ao aroma. Pois o aroma é um irmão da respiração - ele penetra nas pessoas, elas não podem escapar-lhe caso queiram viver. E bem para dentro delas é que vai o aroma, diretamente para o coração, distinguindo lá categoricamente entre atração e menosprezo, nojo e prazer, amor e ódio. Quem dominasse os odores dominaria o coração das pessoas."
                                                                                                     
O perfume de Patrick Süskind.
 
 

Os perfumes têm diferentes origens de extração, incluindo: Os perfumes animais: são extraídos do almíscar, da algália, do âmbar cinza e do castoreum. Duram mais tempo na pele do que os perfumes vegetais, porque os de origem animal são mais concentrados, e os de origem vegetal, mais voláteis. Os aromas vegetais: são extraídos das plantas como a salva, o tomilho e a hortelã; nas cascas encontramos a canela, o cravo; na madeira o cedro, sândalo; nas flores a rosa, violeta, alfazema; nas frutas, a laranja, tangerina, limão, coco e outras. Os perfumes artificiais: como o nome já indica, são elaborados com aromas e cores artificiais.
 
O perfume do humor
 
Usar perfume é definitivamente algo muito pessoal. Quer saber por que você gosta dos perfumes que costuma comprar? Esta é a razão: Para começar, lembre-se que seu perfume às vezes diz mais sobre você do que você mesma. Por isso, vamos descobrir a relação entre a personalidade e a diversidade de aromas.
 Extrovertida ou Moderna: Se você é daquelas que se destacam pela sua alegria, dinamismo, decisão, juventude ou estilo, o ideal são os aromas cítricos elaborados com frutas, como a laranja e o limão.
 Espontânea: Se sua natureza é ser muito espontânea, seu perfume é o floral (violeta, rosa, jasmim, baunilha) e o de frutas (coco, tangerina e limão).
 Romântica: As essências doces, frutais e florais acentuam sua sensibilidade. Intelectual: Se você é daquelas que precisam de espaço para concentração e tem os pés no chão, os aromas frescos das flores, assim como os marinhos, vão abrir sua mente para a imaginação, e você se sentirá mais segura.
 Equilibrada: Garota de perfil executivo - organizada, líder de grupo, analítica. Os aromas secos ou de madeira, como os perfumes orientais encontrados na baunilha, pimenta, noz-moscada, cravo, gengibre e sândalo, destacam a personalidade de uma lutadora.
 Introvertida: Para aquelas que preferem não se abrir tanto para o mundo, recomendamos perfumes orientais, como o cedro, ou derivados de animais; eles dão mistério e sensualidade.
Chique: Não tem nada mais chique do que uma flor estilizada. Os cheiros florais dão um toque final à personalidade sofisticada desse tipo de mulheres.
 Dinâmica: Garota esportista, participativa, nunca fica parada. Para ela, as essências de frutas dão leveza e frescor ao corpo. -
 
Para os homens:
 
Fougéres aromáticos são para homens elegantesOs ingredientes mais usados em perfumes fougères aromáticos são lavanda, sálvia, alecrim, musgo de carvalho e tomilho, que combinam bem com notas cítricas, amadeiradas e de patchuli. As ervas aromáticas combinam com personalidades fortes. Dentre as características de personalidade que esse produto evoca estão o gosto pela aventura, o entusiasmo, a coragem e o desejo de estar em destaque. Esse tipo de fragrância é direcionado para homens que se consideram curiosos, criativos, passionais, visionários e intuitivos.
acqua


Amadeirados "vestem" bem homens clássicos
Esses perfumes podem ser quentes e opulentos, quando baseados em notas como sândalo ou patchuli, ou mais secos, quando baseados em cedro ou vetiver. Essa direção olfativa elegante combina notas de especiarias e cítricas. Para homens clássicos, de modos refinados e natureza sociável. Charmoso e orgulhoso de sua aparência. As fragrâncias amadeiradas combinam perfeitamente com o estilo clássico de homens em posição de comando.
prada1




Cítricos são ideais para homens esportivos
Essa família inclui os perfumes compostos com notas (naturais ou artificiais) cítricas, de bergamota, limão, laranja, tangerina e grapefruit, entre outras. Caracterizada por seu frescor e suavidade, ganha um caráter masculino graças à presença de especiarias. Costumam gostar dessa família, homens espontâneos, de personalidade enérgica, que apreciam a vida ao ar livre e o contato com a natureza.

elements-by-hugo-boss-for-men
 

Orientais são feitos sob medida para homens ousados
As composições orientais trazem a sofisticação do âmbar, resinas, tabaco e madeiras exóticas suavizada por facetas aromáticas e cítricas. Nessa família olfativa são encontradas criações com especiarias --algumas doces, outras fortes e marcantes, de personalidade bem definida. São perfumes que combinam com uma personalidade enérgica, auto confiante, impulsiva, sensual, forte e dócil. Esse estilo original de personalidade é revelado pelo que o perfume tem de irreverente e provocativo.
 
 
 

 Mas  apesar das dicas a escolha de um perfume é algo bem pessoal. Um perfume que fica bem em uma pessoa pode não ter o mesmo efeito em outra, como dizem é uma questão de pele.
Até a próxima.
Abraços a todo (a)s.

 
 
 

 
 
 
 
0 Comentários