segunda-feira, 15 de abril de 2013


A estória do futebol nas roupas de Ronaldo Fraga

No último SPFW , o estilista mineiro ,Ronaldo Fraga , trouxe em sua coleção a estória do futebol contada me suas roupas na passarela. Ele criou jogadoras de futebol dos anos 30, 40 e 50 que desfilam com figurinos coloridos e que remetem ao esporte mais popular do mundo.
Os modelos desfilaram com palha de aço, na cabeça para simbolizar que todos aqui somos mestiços.

Modelos desfilam coleção de Ronaldo Fraga durante a SPFW nesta terça (19) (Foto: AFP PHOTO/YASUYOSHI CHIBA)

Este cabelo foi alvo de polêmicas e criticas, pois alguns grupos acusaram o estilista de racista. Em sua página no Facebook, o estilista faz o seguinte comentário.  "O meu desfile é uma crítica ao racismo e ao preconceito que respinga até os dias de hoje. Em nenhum momento falo em homenagem. Voltei para um tempo em que o futebol, o tema que escolhi para esta coleção, deixava de ser um esporte exclusivamente branco, de elite, para se ajoelhar diante da ginga, da dança que os negros emprestavam da capoeira pra driblar o time adversário. Tomei como objeto de pesquisa este esporte como formação de identidade, de costumes e da história brasileira. Procurei, como em outras coleções, fazer uma análise crítica e analítica sobre a influência e apropriação do futebol pelo brasileiro".
Bom deixando criticas e polêmicas a parte , o desfile contou, com uma releitura dos uniformes de futebol, passando a ser de seda, um luxo.
Além de peças, onde o bordado foi feto com cadarços de tênis. Já os sapatos foram feitos releituras das chuteiras.














0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t